Dez dias depois: Choque de gestão no HPS já apresenta resultados positivos

18/07/2013 16:57

Dez dias depois: Choque de gestão no HPS já apresenta resultados positivos

Menos de dez dias após visita do prefeito Bruno Siqueira ao Hospital de Pronto Socorro (HPS), ocasião em que o gabinete do chefe do Executivo foi transferido para a unidade médica, inúmeras medidas para solucionar os problemas verificados já estão em andamento. A principal notícia é que a situação de carência de médicos e insumos, verificada desde o início do ano, está em perto do fim. Há uma semana, o prefeito determinou o empenho de todo seu secretariado para que processos de contratações e compras estejam concluídos com a maior rapidez possível, de forma a melhorar o atendimento de urgência e emergência no município. E os resultados têm se mostrado eficientes.

Nesta quarta-feira, já estão disponíveis 120 dos 139 itens destacados na Relação Municipal de Medicamentos (Remune). De acordo com o subsecretário de Execução Instrumental, Jorge Vieira, o percentual de cobertura é de 86,33%. Quanto aos medicamentos e insumos, um choque de ações de monitoramento constante e agilidade nos processos de empenho e compra de produtos emergenciais e também de manutenção permanente tem sido desenvolvido pela Subsecretaria de Execução Instrumental.

No que se refere à disponibilização de insumos, como luvas, a Secretaria de Saúde dispõe hoje em seu estoque de 9.400 unidades do produto no tamanho G, 25.700 tamanho M, 69.300 no tamanho P e 57.300 no tamanho PP.

O soro fisiológico está com 100% de seu estoque regularizado, compreendido pelos tamanhos 100ml, 250ml, 500ml e 1.000ml. Há nesta data, 3.965 caixas de copos plásticos de 100ml. Quanto às seringas para aplicação de medicamentos, a Secretaria de Saúde tem em seu estoque todos os tipos utilizados, obedecendo as dosagens de 10ml, 20ml, 30ml e 60ml. Em relação a papel higiênico e papel toalha, estão garantidos para uso dos equipamentos de saúde do município a quantidade de 2,2 milhões de unidades.

A situação estrutural do hospital também foi alvo de levantamento realizado pela Empav, que vai executar obras de restauração, pintura e reformas pontuais na unidade a partir das próximas semanas.

Reposição de profissionais

A carência de profissionais para a urgência e emergência, apontada como um problema nacional e que tem reflexos inclusive na rede particular da cidade, recebeu atenção prioritária da Prefeitura. De acordo com a secretária de Administração e Recursos Humanos, Andréia Goreske, como caminhos para a reposição de profissionais no quadro efetivo da unidade, a Prefeitura promoveu a melhora do piso salarial, que também contempla o reajuste dado aos servidores públicos, além dos adicionais por plantão noturno nas sextas-feiras, sábados e domingos, incentivos diferenciados para plantões diurnos em outros dias da semana, além dos feriados. Um processo seletivo também em curso para suprir o setor.

Na última sexta-feira, o prefeito Bruno Siqueira, acompanhado do secretário de Saúde, José Laerte Barbosa, apresentou para a Comissão de Saúde da Câmara Municipal, o projeto de lei complementar que visa a criação da gratificação pelo exercício de plantão extraordinário por profissionais da carreira de médico em Unidade de Urgência e Emergência do Sistema Único de Saúde (SUS/JF). O documento foi enviado à Câmara Municipal também naquela tarde.

Entre as medidas que compõem o projeto, destacam-se a criação da gratificação pelos plantões extraordinários