NOTA DE REPÚDIO A DISCRIMINAÇÃO DA IMPRENSA DE BICAS

26/11/2012 10:38

Embora a imprensa biquense, representada por duas emissoras de rádio e 3 jornais, tenha sempre destacado as ações das polícias civil e militar na cidade, esta vem sofrendo a discriminação desses órgãos que não comunicam fatos relevantes e suas ações.

                Não é de hoje que sofremos com essa discriminação, ficando relevados os segundo plano, principalmente pela Polícia Militar que comunica todas suas ações na imprensa de Juiz de Fora. Invariavelmente tomamos conhecimento dos feitos policiais através da TV Alterosa, TV Integração ou Jornal Tribuna de Minas. Desta feita, na ação da PM  realizada ultima sexta-feira, 23/11, todas as fotos publicadas foram dos órgãos de imprensa de São João Nepomuceno, especialmente convidados pela PM para a cobertura.

                Inúmeras vezes, sob o comando de oficiais que ocuparam o cargo de comando anteriormente, fomos chamados a participar de operações às quais sempre tecemos elogios ao trabalho realizado pelos policiais de nossa cidade. O Jornal A Região e a Rádio Alternativa, órgãos reconhecidamente de utilidade pública pelos representantes legais do povo, existentes há mais de duas décadas, tem como princípio que elogiar os bons serviços praticados pela polícia entendendo que é acima de tudo uma responsabilidade social, pois as inúmeras críticas da população só viriam desestabilizar as instituições que enfrentam inúmeros problemas, como falta de pessoal, viaturas, enfim, até mesmo alguns fatos isolados que poderiam comprometer a corporação. Ainda assim procuramos destacar o trabalho digno da maioria que faz a segurança pública de Bicas se destaque na região, porém, nos últimos tempos, temos visto que a recíproca não é verdadeira, na medida em que não somos comunicados, nem posteriormente às ações, do que vem ocorrendo nos meios policiais da cidade e quando tomamos conhecimento o fazemos por intermédio de órgãos de imprensa das cidades vizinhas.

                A Comunicação é a mais importante ferramenta na construção da democracia e de formação de um País. Pela informação, ela transforma o habitante em cidadão. Ela integra grupos em comunidades, cidades em Estados, Estados em Nação. É tão grande a irresponsabilidade daqueles que se eximem de utilizar estes meios de comunicação na forma devida que o crime que certamente estão cometendo deveria ter pena própria no Código Penal por ocultação da verdade. Corrupção exige silêncio.

                Em vista disso, apresentamos esta nota de repúdio esperando que os canais de comunicação entre a imprensa biquense e os órgãos policiais locais voltem a ser abertos para que a imprensa local possa comunicar à população todos os fatos ocorridos no âmbito policial de forma clara e precisa, não apenas de forma conveniente como são publicados nos órgãos de imprensa da região.

                Deusdet Rodrigues – Jornalista Mtb/MG 15.897.

                Diretor-Geral da Rádio Alternativa FM – 105,9 e Jornal A Região