Os Reféns de Penido

31/08/2014 11:05

Os Reféns de Penido

Reféns da água tratada

Os moradores do Bairro Penido, EM JUIZ DE FORA, viraram reféns da água tratada tendo em vista que os poderes públicos nem se dignam a vir analisar a água que serve à população do bairro que chega às residências, barrenta, coloração escura e sem qualquer tratamento. Embora diversas reclamações, tenham sido feitas, requerimentos, pedidos políticos. Nada, nada foi feito e nem uma satisfação os moradores receberam dos responsáveis.

Reféns da TV aberta

É incrível, mas em pleno desenvolvimento tecnológico, com a implantação da TV Digital no país, o bairro de Penido, EM JUIZ DE FORA, não tem sinal de tv aberta, apenas alguns privilegiados pode ver televisão adquirindo uma antena parabólica ou contratando um plano de TV paga.

Reféns de calçamento ou asfaltamento

Com apenas UMA rua, o Bairro Penido, EM JUIZ DE FORA, sofre com a lama, no período chuvoso e com a imensa quantidade de poeira, na maior parte do ano, tendo em vista a retirada de saibro de um de seus montes, com trânsito intenso de caminhões puxando saibro, até mesmo pela Prefeitura, para suas obras em outros locais, e a poeira toma conta das casas, dos móveis, das roupas, enfim, prejudicando até mesmo a saúde de seus moradores que sofrem com problemas respiratórios causados pela poeira que infecta suas vias superiores.

Reféns da Comunicação

Dá para acreditar que o Bairro Penido, EM JUIZ DE FORA, não tem telefone público e nem telefone convencional? Em pleno século XXI, o bairro não dispões de telefonia fixa e nem celular, apenas os mais abastados, que tem condições de adquirir o celular rural, com a instalação de antenas próprias podem se dar ao luxo de ter como se comunicar através de celulares. Nos dias de hoje, onde qualquer  um tem acesso à rede mundial de comunicações, a Internet, Penido, EM JUIZ DE FORA, não dispõe de antena de qualquer operadora de celular.

Reféns da Segurança Pública

Não existe também em Penido, JUIZ DE FORA, nenhum posto policial e quando se necessita de uma intervenção policial e ligamos para o 190, às vezes somos obrigados a ouvir, como eu mesmo ouvi: “ O Sr. Acredita mesmo que os policiais de Juiz de Fora vão sair do centro para atender uma ocorrência a essa hora em Penido? Vou registrar mas, não garanto o atendimento...”. O moradores de Penido, JUIZ DE FORA, estão reféns do medo, pois tem que conviver com a crescente onda de violência e tráfico, calados, temerosos, pois quem se arrisca a fazer uma denúncia nesse estado de coisas? Fazer denúncia implica em dedurar um conhecido, que diante da demora no atendimento pode sofrer represálias dos autores das constantes badernas, tiroteios e o tráfico que pode ser visto nos finais de semana.  É complicado, fazer uma denúncia e ficar à espera de policiais que podem ou não vir, e ainda, podem ou não prender os responsáveis que ficarão no bairro, aterrorizando moradores que se trancam em casa, a partir das 19:00hs ou até mesmo antes, dependendo do tipo de ocorrência, como foi o caso ocorrido no último sábado (30/08/20214) quando policiais estavam à caça de um indivíduo que supostamente estaria armado e ameaçando outras pessoas. Qualquer um poderia sair pelado na única rua do bairro Penido, EM JUIZ DE FORA, pois além das duas viaturas policiais, que ali faziam sua procura, ninguém mais se atrevia sair.

Reféns dos Políticos

Finalmente, os moradores do bairro Penido, EM JUIZ DE FORA, se tornaram reféns do políticos que invariavelmente em vésperas de eleição, comparecem para suas campanhas, querendo eleger ou reeleger alguém. Não se lembram do que foi prometida na campanha anterior, água tratada, asfaltamento, tv, celular, Internet, segurança pública, enfim, dezenas de outras promessas que nem de longe pensaram cumprir.

Finalizando, deixo aqui uma pergunta ao ilustre Prefeito de Juiz de Fora e aos laborosos edis: Vocês sabem que o bairro Penido fica EM JUIZ DE FORA?

Deusdet Rodrigues – Jornalista

Também refém de Penido