SOS - Penido também é Juiz de Fora

15/08/2014 15:28

Ao me decidir vir morar em Penido, numa propriedade centenária da família de minha companheira, Maria José da Cunha Afonso,  herdeira dos fundadores do então Distrito, Cel. Cunha Afonso, o fiz com a satisfação de quem procura qualidade de vida, saindo da correria do centro da cidade e da verdadeira balburdia que virou a Rua Moraes e Castro, no bairro Alto dos Passos, em virtude da quantidade de bares e botecos com suas noitadas e sons que não deixam ninguém dormir. Maravilhado com o que encontrei, pessoas envolvidas com tradições centenárias de preservar a amizade, uma boa conversa, o futebol nos finais de semana, o leite "ao pé da vaca", a "venda" do João Élcio, a caderneta, etc. Investimos alto na reforna do casarão dos Afonsos e para Penido viemos de mala e cuia. Não demorou muito para constatarmos ser este um local para se viver e morrer.

    Porém, como toda história tem que tem seus poréns, começamos as nos deparar com os problemas vividos pela comunidade, alguns dos quais absurdos, como a falta de água tratada por exemplo. É inadimissível que em pleno século XXI ainda exista um bairro de uma cidade do porte de Juiz de Fora, cuja população consome uma água sem qualquer tratamento, vinda de um açude que Deus e alguns abnegados moradores conseguem manter, dentro de uma fazenda onde não há qualquer cuidado especial para preservação, haja vista o desmatamento nas imediações, tudo isso sem que ninguém, nenhuma autoridade tome qualquer providência ou faça alguma  coisa para reverter essa situação. Não quero entrar aqui em méritos discutíveis da questão, apenas gostaria que o chefe do executivo local se dignasse a fazer uma visita ao bairro para constar as necessidades básicas dos moradores de Penido. Se ele não sabe é porque nunca teve a oportunidade de vir aqui não é Prefeito? Se viesse ia deparar com o esgoto a céu aberto, água sem tratamento, falta de um telefone público, aliás, em Penido não existe disponibilidade de telefone fixo e não existe também antenas para celulares, ou seja, quem pode, instala antenas e aparelhos para se comunicar ou fica isolado como a maioria dos moradores, sem internet e pasmem, sem segurança pública. O posto de polícia aqui nunca foi aberto, vive trancado. Numa noite dessas fui protagonista de um fato que se fosse alguém que me contasse não acreditaria. Ao fazer uma ligação para o 190, fui atendido por um policial gentil que depois de ouvir minha solicitação para providências à respeito de um fato delituoso que estava ocorrendo no bairro, em tom irônico me fez uma pergunta: " Senhor vou registrar sua solicitação mas o Sr. acha mesmo que a PM vai deixar as ruas do centro de Juiz de Fora que estão fervilhando de ocorrências para ir ai em Penido às 02:00 hs da madrugada?". Só então pude constatar o ridículo da minha solicitação, mas ao mesmo tempo me questionei: e se fosse um crime, se alguém estivesse matando alguém? Em resumo, é preciso que a coisa seja muito grave para que a policia possa se deslocar para Penido? 

    Mesmo com o desleixo, o bairro é bem servido por linhas de ônibus que fazem a ligação com o centro da cidade, tem um posto de saúde que atende de forma adequada à população, mas já existe um boato de que querem leva-lo para Valadares, não sei se tem fundamento mas se tiver valha-nos Deus, já não tem nada e o pouco que tem ainda quere tirar?

    Convidaram-me para assumir a presidência da Associação dos Moradores, porém, não sou a pessoa apropriada para a função tendo em vista ser uma pessoa explosiva e não aceito ser empurrado com a barriga, e para assumir essa importante função de representar uma comunidade não se encaixaria bem com meu perfil, não sou e nunca serei político e poderia ao invés de ajudar atrapalhar. Coloco-me à disposição para ajudar no que for preciso para que Penido possa acabar com essa discriminação por ser um local onde se conquistam poucos votos. Afinal, a Prefeitura é de todos e tem que fazer, por força de lei, por todos os moradores de todos os bairros do município. Nossos impostos não são diferentes dos outros, o dinheiro que aqui arrecadam deve ser aplicado AQUI TAMBÉM.

    Vamos nos mobilizar para que o calçamento ou asfaltamento da única rua se concretize, não podemos ficar à mercê da poeira na seca e da lama na chuva. Vamos lutar pela água tratada, pelo posto de polícia, pela TV aberta que não existe sinal, pela telefone público e pela telefonia celular, enfim, vamos nos juntar para fazer com que Penido seja de fato um bairro de Juiz de Fora.

Deusdet Rodrigues - Jornalista